quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DADOS BIOGRÁFICOS

DADOS BIOGRÁFICOS DE RAIMUNDO SANDRO CIDRÃO

DADOS PESSOAIS: Nascido em Santana do Cariri-CE, no dia 22 de março de 1962, formado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Crato- FFC, com Pós-Graduação em Ensino de Língua Inglesa, pela URCA - Universidade Regional do Cariri, tendo como profissão: o Magistério e a Arte Educação.
ATIVIDADES QUE EXERCE: Professor, Artista Plástico, Cordelista, Poeta, Escritor, Teatrólogo, Historiador, Fotógrafo, Compositor, Regente de Coral, Folclorista.

 PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES COM CLASSIFICAÇÃO: - Programa BNB de Cultura 2008, com o Projeto “Reescrevendo Patativa do Assaré”, na Categoria “Literatura”, evidenciando a Obra desse poeta; que resultou numa produção coletiva dos alunos envolvidos no projeto.
- Concurso Estadual de Fotografia, promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará (3º lugar).
- III e IX Edital de Incentivo às Artes do Ceará, com o projeto “Restaurando a Memória Fotográfica Santanense” e “Preservando a Memória Histórica do Município”.
- Oficineiro do Ponto de Cultura “Memória, tradição e Arte” do C.D.E., em Santana do Cariri nos anos de 2009 e 2010, objetivando resgatar danças e tradições populares como: Lapinha, Pastoril, Reisado, São Gonçalo, Pau de fita, Maneiro Pau, etc.
- Jurado do Festival Regional de Quadrilhas Juninas, realizado no Município de Altaneira pelo Governo do Estado do Ceará e a FEQUAJUCE.
- I Edital “Ceará da Paixão”, bem como outras edições, com o Projeto Teatral “O Calvário de Jesus”, executado durante a “Semana Santa”.
- XVII Edital Ceará Junino 2015, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com o Projeto “Arraiá de Patativa”.

REALIZAÇÕES e CRIAÇÕES: Criação do Projeto “Casarão Cultural”; I Festival de Quadrilhas Juninas de Santana do Cariri; Realização da I feira de Cultura e Artesanato; Criação de Corais Estudantis com o Projeto “Cante e seus males espante”;   Exposição de Arte “Resgates”-2006; Exposição da Pinacoteca Santanense -2007; Criação dos Grupos de Danças Juninas do Pau de Fita, São Gonçalo, Maneiro Pau e Pisa e Mí; Exposição fotográfica do Projeto “Restaurando a Memória Fotográfica Santanense”- 2007; “Retrospectiva Cultural-2009”; Exposição do acervo da 1ª professora formada de Santana: Ana Feitosa”; Exposições de Artes Plásticas diversas, individuais e coletivas; I Show de talentos com Artistas da Terra; Exposição Temática “Raridades da Memória Santanense”; “Preservando a Memória Histórica do Município”-2014; dentre outros, como os espetáculos teatrais “Oratório de Sant’Ana”, “A Mártir da Pureza” e o musical “Noite Santa”.
- Criação do Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana em 1999, da Sociedade Teatral Santanense em 2005 e do Espaço Literário Poeta Maranhão, em 2014.
- Criação do Movimento em prol da Mártir Benigna - Jovem tida como “Heroína da Castidade” e “Santa” pela população – no qual dirigiu a Comissão Histórica do Processo de Beatificação dessa “Serva de Deus” em sua fase diocesana, introduzido no Vaticano, já em sua fase Romana, sendo este o primeiro Processo de Beatificação do Estado do Ceará, autorizado pela Congregação para a Causa dos Santos, da Santa Sé, em Roma.
- Criação do Museu da Memória Histórica Santanense, Espaço Literário Poeta Maranhão e da Galeria Livraria e Sebo Benigna Arteimagens.
- No período de 12 a 14.11.15 realização de sua primeira mostra de artes plásticas na cidade de Natal, nas dependências da Câmara Municipal.

PUBLICAÇÕES: Livros: “Resgatando a Memória de Santana do Cariri”, “Pedaços de Mim”, “Ainda Resgatando”; “Resgatando a História do Município de Altaneira”; “Reescrevendo Patativa...”;  “Você Sabia?”; “Benigna, Mártir da Pureza”; “Hinos e Canções” ,“Resgatando uma História de Fé: Benigna”, "Revivendo o Passado" r Resgatando a Memória..." - 3ª edição - atualizada e revisada; "O Vaqueiro"; "Dois Mil e Vinte"; "Resgatando Uma História de Fé: Benigna - 2ª Edição.
Catálogo: “Restaurando a Memória Fotográfica Santanense”.
Revista: “O Calvário de Jesus”.
Cordel: “O Pulmão do Cariri”, "Pau Amarelo é que e Bom", "A Casa de Taipa do Mororó, "Noêmia Linard - Uma história de Vida" "Ary Gomes em Cordel"... 
Informativo: “O Futuro Passa aqui”
- Diversas matérias em jornais, informativos e revistas, bem como em emissoras de TV.
     Encontra-se no prelo o mais novo livro: "Madrinha da Farmácia - Peregrina da Fé."
TÍTULOS: “Destaque Cariri-Oeste”- 1º lugar na categoria “Melhor Fotógrafo”, pela Estância Vale da Serra Produções Artísticas; Destaque Especial no Concurso Nacional de Poesias, promovido pela Revista Brasília; Destaque como Diretor Cultural, pela apresentação do Grupo estudantil de Quadrilha junina “Arraiá de Patativa”; Destaque Cultural pela exibição do Espetáculo “O Calvário de Jesus”, durante 18 anos; Destaque especial pelo apoio ao Projeto sobre a heroína santanense Benigna Cardoso da Silva, como historiador pesquisador; Destaque Municipal 2015, na categoria “Artista da Terra”.
            Em 23 de novembro de 2015 recebeu da Câmara Municipal de Santana do Cariri, a maior honraria da casa: a comenda Padre Cristiano Coelho, pelos relevantes e singulares trabalhos prestados ao município.
                   No dia 04 de maio de 2016 foi homenageado como escritor, pela Escola Wellington Belém de Figueiredo, na cidade de Nova Olinda-CE, no "Projeto Café Literário", num evento cultural marcante e participativo, sob coordenação da Professora Luciana França.
            Neste mesmo ano, a Sociedade dos Poetas de Araripe, reconheceu sua contribuição dada ao universo literário através da obra “Revivendo o Passado”, concedendo-o a Comenda SPA, recebida por ele, das mãos do então Presidente Eutímio Demontier Peixoto, em solenidade marcante.
            Em 5 de agosto de 2017 foi escolhido para ocupar a cadeira nº 12, da Academia de Letras do Brasil/ Seccional Regional Araripe-CE, tendo como Patrono: Generosa Amélia da Cruz. A instalação da Academia e posse dos acadêmicos, com título de IMORTAL, se deu em 28.11.2017, na cidade de Araripe, com grande festa de diplomação, homenagens e jantar de confraternização. Dia 28 de abril de 2018, foi empossado individualmente em seu município Santana do Cariri, pelo presidente Dr. Francisco Adriano de Sousa, numa cerimônia que teve início às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal.
         Em 06.12.2019 recebi o Prêmio “Personalité” - Melhores do Ano, em sua 17ª edição, na Categoria “Ativista Cultural”, pela “A. Lacerda Produções e Eventos”, de Crato-CE.

Em dezembro de 2020 foi convidado pela equipe do SEBRAE-CE, a fazer parte do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional/ Cariri.

No dia 17.12.2021, foi homenageado na cidade de São Paulo-SP, pelo Instituto Bevenutto, que denominou um Centro de Educação Infantil, na Freguesia do Ó, com o nome: “Professor Raimundo Sandro Cidrão”.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, numa sessão solene realizada no Plenário 13 de maio, no dia 09.06.2022, em homenagem aos 81 anos do martírio de Beninga; concedeu um "Título de Reconhecimento" ao Professor Sandro Cidrão, pela valiosa colaboração e relevantes trabalhos  em prol da Causa da Mártir Benigna Cardoso da Silva, a primeira Beata cearense.

No dia 20 de dezembro de 2022, o Poder Legislativo Municipal de Santana do Cariri-CE, tendo em vista o disposto na Lei Municipal 992/2022, de 11 de outubro de 2022, outorgou ao Professor Raimundo Sandro Cidrão, em Sessão Solene,  a Comenda Beata Benigna Cardoso da Silva, em reconhecimento ao seu engajamento e ativa participação na Causa de Beatificação desta Mártir Santanense.







       Sonho ver os artistas e culturalistas valorizados e reconhecidos em âmbito local e regional, assim como a Cultura enaltecida, naquilo que de mais sagrado ela traz: a divindade dos dons e das vocações em sua diversidade infinda.

 

 

            
         


Santana do Cariri, NOVEMBRO de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário